Dia das mães: Como celebrar a data de forma inclusiva na escola?

O Dia das Mães é uma das datas mais especiais do ano. Em casa, na escola, no trabalho, no comércio… Todos se preparam e se dedicam a homenagear a figura materna. De fato, é fundamental reconhecer o carinho, o cuidado e o amor das mães, sobretudo no ambiente escolar, em que elas exercem um papel importante de apoio e suporte à educação.

Porém, além da celebração, também é possível transformar essa data em um momento de reflexão e inclusão entre os alunos. Isso porque, em muitos casos, as crianças não se encaixam na configuração familiar tradicional. Algumas vivem com pais solteiros, outras com avós ou tios, ou então são filhos de casais homoafetivos.

Então, como comemorar o Dia das Mães envolvendo todos?

Antes de tudo, é necessário compreender o real significado da data, que é homenagear e agradecer o amor e o trabalho que essas pessoas dispensam às crianças. Em segundo lugar, é importante abordar entre os alunos as diversas configurações familiares presentes em nossa sociedade. Há mães que são pais, mães que são tias, mães avós, mães madrinhas, mães de coração… O que temos que fazer é celebrar o que a maternidade representa, independente de quem exerça esse papel. Quando colocamos isso em prática, promovemos a valorização de todos os envolvidos nos cuidados das crianças.

O cnato com a diversidade faz com que os alunos entendam que existem diversas realidades diferentes da que eles estão acostumados, e que isso não as torna, de forma alguma, inferiores, pelo contrário: somos todos iguais em nossas diferenças, e todos merecmos respeito, amor e acolhimento.

Ser mãe não é somente gerar uma vida, mas também cuidar, educar, proteger e amar. E, nestes últimos meses, em que o apoio familiar em casa e parceria entre escola e família está sendo tão necessário, queremos homenagear todos aqueles que exercem essa nobre tarefa de cuidar das futuras gerações, e valorizar as diferentes configurações familiares que compõem a nossa comunidade.

Feliz mês das mães! ♥️


Gostou desse conteúdo? Acompanhe-nos também nas redes sociais! @eficaciacolegio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *