EAD na educação infantil

Diante da pandemia, a opção do ensino a distância para crianças tem sido uma alternativa para manter o cronograma de aulas em dia. Muito embora já seja uma questão antiga no país. De todo o modo, há alguns pais e educadores que não recomendam esse método.

Por esses e outros motivos, vamos entender um pouco mais a respeito dos prós e contras da implementação do ensino a distância na educação infantil.

Uma criança realmente consegue se concentrar?

 

EAD

Um dos principais questionamentos que permeia o assunto é se as crianças vão conseguir se adaptar da maneira correta a essa nova modalidade. Com a energia dos pequenos e o estímulo da interação social nas escolas físicas, fica cada vez mais complicado atribuir essas diversões à questão do aprendizado.

Os pais sabem muito bem que é um pouco complicado fazer com que seus filhos se concentrem nas atividades de casa e agora, com o ensino direcionado totalmente para isso, ficou ainda mais difícil conseguir prender a atenção deles.

De todo o modo, é válido ressaltar que estamos vivendo uma situação excepcional e as medidas adotadas são únicas e exclusivas para dar continuidade às atividades antes desenvolvidas nas escolas presenciais. Sendo assim, é preciso ter paciência e tentar fazer com que as crianças tentem se acostumar com o novo meio de ensino.

Como funciona o EAD para crianças?

 

Ensino a distância

Antes de mais nada, é importante ressaltar a importância da presença dos pais na hora das aulas online. Com o estímulo de uma pessoa mais velha e mais experiente, é possível fazer com que os pequenos se sintam mais à vontade para desenvolver suas atividades via internet.

Na educação infantil, um dos principais meios para fazer com que o ensino a distância funcione é a utilização de recursos como a agenda eletrônica, onde há um envio constante de atividades e materiais, além de orientações guiadas pelos professores.

Em grande parte dos casos, é comum que sejam formados grupos pequenos, com cerca de 3 crianças, para que as aulas ocorram, tornando mais fácil a troca de informações. Por isso se faz necessária a participação dos pais, para acompanhar as crianças em suas lições e para verificar se elas realmente estão focadas na aula.

Sendo assim, o ensino a distância na educação infantil é um método temporário para que as aulas possam ser, aos poucos, retomadas. Dessa maneira, não há prejuízos tanto para as escolas quanto para os alunos.

—-

É muito importante que os pais acompanhem seus filhos nas lições de casa, estimulando-os a estudar mesmo em casa.

Gostou do artigo? Compartilhe com mais pessoas para que elas saibam como está funcionando o ensino na pandemia.

Saiba mais sobre o Eficácia! Fique de olho nas redes sociais e entre em contato.

📞 (84) 3653-9787
📍 Endereço: Rua Bom Pastor, 117 – Bom Pastor, Natal – RN, 59062-257
👋 Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *