Educando com amor: a importância da família no processo educativo do aluno

“Não se pode falar de educação sem amor”. Essa frase do educador brasileiro Paulo Freire resume bem sobre a relação entre educar e amar. 

Família e escola 

Para muitos, família significa isso, a união do amor e da educação. Ao longo da vida do indivíduo, dentro e fora do ambiente escolar, a presença da família contribui diretamente na formação social e profissional. 

Por isso, a parceria entre a escola e a família é tão importante para o processo de aprendizagem do estudante. Principalmente, nas fase infantil, onde a criança inicia o desenvolvimento cognitivo e de habilidades.

Quando a família e a escola unem-se, o processo educativo fica ainda melhor, com mais eficácia e qualidade. Tendo em vista que, no ciclo familiar, há maiores possibilidades de proporcionar melhores diálogos, compreender a ética e aprender sobre disciplina. 

Família como agente educador 

A partir disso, é possível refletir sobre o papel da família como agente educador, e claro, colaborador da escola. Os pais e responsáveis, em conjunto com a escola, podem transformar a forma de educar mais humanizada, responsável e afetuosa.

Com isso, o estudante, ou melhor, o indivíduo, consegue alcançar melhores resultados na escola. O apoio e o acompanhamento para com esse aluno provoca um maior empenho e dedicação aos estudos.

Parceria na prática 

Por acreditar nessa parceria família e escola, o Eficácia Colégio e Curso educa com amor  e eficiência, em busca de formar cidadãos conscientes e competentes. 

Além disso, incentivamos a participação dos pais e responsáveis em nossas atividades escolares, proporcionando mais aproximação e comunicação entre alunos, família e escola.

Dessa forma, criamos um espaço saudável para o crescimento pessoal, social, acadêmico e psicológico do aluno. Porque o relacionamento entre a família e a comunidade escolar gera bons frutos, no presente e no futuro, para o indivíduo e a sociedade. 

________________________________________________________________________________

Gostou desse conteúdo? Acompanhe-nos também nas redes sociais! @eficaciacolegio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *