Por que aproveitar a infância?

Cada etapa de nossa vida deveria ser vivida da maneira mais intensa possível, aproveitando cada pequeno segundo. No entanto, nem sempre isso é levado a sério, pois crianças acabam perdendo essa fase tão importante para cumprir outras obrigações. Você sabe por que a infância deve ser aproveitada?

O prazer de viver o hoje é algo insuperável e que, no futuro, caso tenhamos desperdiçado, iremos sentir uma grande falta. Por isso, leia o texto para entender a importância de vivenciar cada instante.

Fase mais importante

Querendo ou não, os nossos primeiros anos de vida são aqueles em que aprendemos com os adultos e com as pessoas que estão ao nosso redor. Dessa maneira, construímos o caráter, tijolinho por tijolinho até que, no futuro, ele possa ser moldado de acordo com os aprendizados e vivências.

É exatamente por isso que a infância deve ser aproveitada, porque é nela que temos a origem de tudo. Os traumas vivenciados nessa época, bem como outras experiências negativas, podem acabar influenciando diretamente em nossa evolução, seja ela física ou emocional.

É válido ressaltar, também, que uma criança não possui discernimento o suficiente para tomar decisões sozinha. Ela precisa ser ensinada por alguém mais velho e mais experiente, apontando os seus erros e acertos de maneira coerente e delicada, com o intuito de ensinar e não de magoar.

A infância deve ser aproveitada ao lado dos pais

A infância deve ser aproveitada

Ter filhos é uma grande responsabilidade, afinal, você se prontificou a ser responsável por uma nova vida que, querendo ou não, é uma extensão de si mesmo. Sendo assim, a participação dos pais em todas as atividades que envolvam as suas crianças é de extrema importância.

É nesse momento em que você deve retomar os momentos da sua própria infância, agindo como uma criança e embarcando no navio da diversão. Elas irão criar enredos, contar longas histórias e, se você conseguir se encaixar nesse novo mundo, pode ter a certeza de que fará um pequeno ser humano muito feliz.

Lembre-se, também, que os pais são os espelhos para os seus filhos. Como a infância fica muito marcada na mente de todos nós, com toda a certeza, quanto mais participativo você for, melhor será para a sua criança. Por isso, sempre que possível, esteja presente nos momentos que forem mais importantes.

Momentos únicos e especiais

Mesmo que para você possa parecer apenas uma bobagem, muitas crianças veem magia em todos os lugares. Seja num barquinho de papel que foi colocado dentro de uma bacia ou, quem sabe, em um pedaço de galho que, agora, se tornou uma varinha. Brinque com os seus filhos, mostre que está interessado.

Muitos psicólogos infantis abordam a questão da importância da participação familiar na vida das crianças, pois constituem lembranças afetivas. Com isso, é muito mais fácil que ela acabe se desenvolvendo corretamente, pelo menos com relação ao quesito emocional.

Crianças não têm uma noção do que realmente é valioso, em termos financeiros, então, para cada uma delas, um único momento, por menor que seja, pode ser o mais importante. Então, se você é pai e foi solicitado para participar dele, jogue-se de cabeça.

Responsabilidades

Aproveitar a infância não significa que as crianças não possam ajudar em casa. Elas também podem ter responsabilidades, muito embora devam ser condizentes com as suas capacidades cognitivas, porte e habilidades. Tenha paciência e ensine para o seu filho que ele também deve ajudar em tarefas domésticas.

Lavar uma louça, dobrar os lençóis da cama ou arrumar a bagunça no quarto são alguns dos primeiros passos a serem seguidos. Assim, você poderá criar um futuro adulto responsável emocionalmente e em outros aspectos.

A importância do diálogo na infância

Processed with VSCO with v5 preset

Assim como já foi dito anteriormente, crianças não possuem muita noção do que é certo e do que é errado. Dessa maneira, cabe aos pais ou responsáveis ensinar um pouco mais sobre a vida. O diálogo é extremamente importante em todas as fases da vida e, principalmente, na infância.

Lembre-se que os pequenos estão sempre atentos ao que os pais falam, mesmo que façam cara feia ou reclamem por um curto período. No futuro, eles irão se lembrar com muito carinho dos conselhos e, mesmo que de maneira inconsciente, acabar agindo de acordo com eles.

Aproveitar a infância é, sim, muito importante. Por isso, pegue na mão do seu filho, olhe bem no fundo de seus olhos e expresse todos os sentimentos positivos que tem por ele. Assim, no futuro, nossos pequenos estarão muito bem preparados para a vida.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar.