Se você ainda não está ciente sobre as mudanças previstas para 2020 na educação infantil, agora é a hora de descobrir um pouco mais sobre o assunto. Aqui é apenas um resumo com algumas mudanças que merecem ser divulgadas para todos os envolvidos: pais, alunos e educadores. Estas regras são orientadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um documento que garante os direitos de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros.
1- Componentes curriculares
A mudança da BNCC detalha os direitos de aprendizagem para a Educação Infantil (crianças de 0 a 4 anos e 11 meses) e Ensino Fundamental (alunos do 1º ao 9º ano).
Dentre as mudanças, foram separados os “componentes curriculares”:
Linguagens;
Matemática;
Geografia;
História;
Ciências.
2- O que alunos precisam aprender
A Base Nacional Comum Curricular apresentou 11 competências que os estudantes terão o direito de adquirir ao longo de toda a educação básica e que precisam ser fornecidos e estimulados no ambiente escolar. Conheça:
Autonomia e responsabilidade para tomar decisões comprometidas com o bem-estar comum;
Argumentação com base em fatos concretos, em nome da defesa do ser humano e do meio ambiente;
Compreensão da realidade por meio dos conhecimentos historicamente construídos;
Compreensão e uso crítico das tecnologias digitais;
Autoestima e cuidados com a saúde;
Desenvolvimento do senso estético por meio da arte e da cultura;
Compreensão de capacidades relacionadas ao mercado de trabalho;
Empatia, diálogo e convivência com pessoas dos mais diferentes grupos sociais;
Curiosidade para buscar soluções por conta própria;
Uso das linguagens (verbal, científica, tecnológica ou digital) para se expressar e trocar informações;
Formação Integral (formação do ser humano em todos os aspectos).
3- Campos de experiência
Outras orientações importantes dizem respeito ao planejamento pedagógico inteligente que apoie e garanta os direitos de aprendizagem do aluno. Os “campos de experiência” determinam e norteiam os métodos de aprendizado, para que o estudante possa ter mais tempo, espaço e liberdade pessoais para se expressar. Nesta etapa, a BNCC define cinco campos de experiência para a Educação Infantil:
O eu, o outro e o nós;
Corpo, gestos e movimentos;
Traços, sons, cores e formas;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Com toda certeza, as mudanças representam um desafio para a escola e para os educadores, entretanto, é possível identificar o interesse genuíno de criar um padrão educacional que funcione e seja completo para as crianças. Afinal, a educação de excelência continua sendo prioridade em todos os aspectos.
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Fonte: Educação Infantil AIX