Foco no aprendizado: como organizar uma rotina de estudos?

Além da disposição, o aprendizado exige foco e planejamento. Isso porque uma rotina de estudos permite aos alunos a memorização de conteúdos e uso saudável do tempo. O resultado disso é a melhora do foco, aumento da produtividade, maior concentração e  desenvolvimento da confiança.

Mas para que isso possa acontecer, o planejamento de estudo precisa ser personalizado e  levar em conta as necessidades de cada aluno. Para ajudar você nesse processo, a equipe Eficácia separou algumas dicas indispensáveis quando o assunto é aprender.

1. Analise seu cotidiano

Ao longo do dia, podemos realizar diversas atividades como passear com nossos bichinhos de estimação, auxiliar nas tarefas de casa e assistir nossas séries favoritas. Isso significa que a rotina de estudos não é algo isolado, mas se adapta ao que precisa ser feito em outros horários.
Então na hora de planejar, escolha os melhores horários para você e não esqueça que o descanso é essencial.

2. Defina metas realistas

Aprender vários conteúdos em pouco tempo talvez seja o sonho da maior parte dos estudantes. Contudo, é preciso lembrar que as metas devem ser sustentáveis e analisadas a longo prazo. Então ao em vez de ler 50 páginas sobre um assunto, por exemplo, considere 25 páginas e se detenha na absorção eficiente desse conhecimento.
Como diria o ditado: menos é mais. Além disso, você pode estabelecer um sistema de recompensas para cada meta alcançada. Uma alternativa é assistir vídeos curtos no youtube após cumprir cada etapa do plano do dia.

3. Escolha ambientes tranquilos

Na hora de estudar, as distrações precisam ser evitadas. Então desligue o celular, caso possível, e escolha o lugar mais tranquilo da sua casa. É importante evitar o estudo na cama, uma vez que isso abre espaço  para a procrastinação e pode baixar o rendimento nas atividades.
Além disso, sempre deixe todos os materiais, como resumos e apostilas, ao seu alcance. O mesmo vale para os lanchinhos e água, a fim de que não precise levantar constantemente e saia do foco. Neste artigo te ajudamos a  melhorar os seus estudos na modalidade remota.

4. Diversifique os conteúdos

Sabe a sensação de que o conteúdo é infinito? Ela geralmente acontece quando nosso cérebro passa horas focado na mesma coisa, o que causa fadiga e retira o prazer de conhecer novos assuntos. Para evitar essa reação, diversifique as matérias que vão ser estudadas ao longo do dia.
Uma dica é alternar o estudo das matérias de exatas e linguística, começando sempre pela que você tem mais afinidade. Também é importante variar  nos métodos de estudo e descobrir qual desenvolve melhor a sua cognição.
Para quem tem dificuldade de estudar por períodos maiores, o método pomodoro é uma ótima opção. Nele você realiza uma atividade durante 25min e descansa por 5 min. O processo repete-se até que o aluno complete duas horas de estudo. Na sequência, o prêmio são mais 30min de descanso.
Com essas dicas você pode potencializar seus estudos, vencer a procrastinação e criar um hábito saudável de aprendizagem!
Gostou desse conteúdo? Então siga o nosso Instagram para conferir mais sugestões e fortalecer o seu aprendizado!