Família e Escola: é importante fortalecer os laços e a ligação entre esses dois pilares

A família é a primeira referência para as crianças, auxiliando nos seus primeiros conhecimentos e na construção de valores e personalidade, contribuindo para que as crianças desenvolvam suas primeiras noções de afeto e de solidariedade.

Com o crescimento dos pequenos, as famílias contam com a ajuda da escola no processo de aprendizado e no aumento da bagagem cultural, proporcionando o primeiro contato coletivo entre as crianças e dessa forma, estimulando o respeito mútuo.

Visto o papel e a importância desses dois pilares no desenvolvimento das crianças, unir um ao outro de forma harmônica, respeitosa e através do diálogo, é essencial para o futuro e crescimento pessoal e social das crianças.

Qual a importância da união entre escola e família para as crianças?

professor e estudantes

A escola e a família são pilares muito importantes na formação de pessoas cidadãs, educadas e com melhores oportunidades. Durante a infância, as crianças ainda não têm capacidade de agir por conta própria e de tomar boas decisões para o futuro.

Unir a relação escolar com a familiar contribui para que os baixinhos tenham um futuro melhor. Conheça os benefícios de estreitar esses laços:

1. Melhor acompanhamento: os pais e responsáveis podem se unir a escola no intuito de acompanhar o desempenho escolar das crianças e auxiliá-las em casa observando as suas qualidades e dificuldades, e dessa forma, repassar essas informações a instituição de ensino.
  2. Esforço e rendimento aumentados: o estímulo dos pais e responsáveis no acompanhamento escolar dos filhos aumenta o desempenho das crianças. Participe das reuniões escolares e converse com os professores do seu filho, mantendo sempre o conhecimento sobre seu desenvolvimento escolar e a partir disso, acolher, apoiar e estimular a criança.
  3. Melhores resultados escolares: o apoio e estímulo mútuo entre escola e família no desenvolvimento educacional das crianças favorece melhores resultados escolares. Quando ambos os pilares identificam as dificuldades da criança, podem conversar e procurar soluções para a resolução do problema e apoiar o aluno.
  4. Redução da indisciplina: a boa relação entre escola e família é uma forma de fazer com que a criança entenda a importância de aprender e a função da escola em suas vidas. Manter esse vínculo contribui para a redução da indisciplina e noção da importância dos professores.
  5. Estímulo ao desenvolvimento cognitivo e social: durante a infância, o desenvolvimento cognitivo e social das crianças são intensos, por isso, é essencial estimular esses aspectos. As tarefas escolares e até mesmo o bom convívio em casa, são fatores primordiais para o fortalecimento desses âmbitos na vida das crianças.

Como estreitar o laço entre família e escola?

professora e estudantes

Visto todos os benefícios da união entre a relação familiar e escolar para o desenvolvimento das crianças, é importante ressaltar também, como os pais e responsáveis podem fortalecer esse vínculo. Para isso, você pode:

• Participar das reuniões e eventos propostos pela escola;
  • Conversar com os educadores, diretores e equipe da instituição;
  • Trocar mensagens com os educadores e direção por meio dos grupos ou no privado;
  • Acompanhar todas as novidades da escola através das redes sociais.

No Eficácia Colégio e Curso, buscamos sempre reforçar o bom vínculo entre a nossa equipe e as famílias. Dessa forma, garantimos que os responsáveis tenham conhecimento sobre o bom desenvolvimento das crianças, qualidades e dificuldades no âmbito escolar.

Juntos, reforçamos a importância do bom convívio e o poder da união entre os dois pilares mais importantes para o desenvolvimento das crianças. Estamos sempre procurando novas maneiras de interagir e fazer com que as famílias possam participar das nossas atividades e no crescimento dos baixinhos.

Tudo isso torna a escola um lugar ainda melhor e mais acolhedor para as crianças, gerando bons frutos e transformando o futuro de cada um(a), uma fonte de grandes oportunidades!